Traumatologia é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões e ligamentos. Trata igualmente as lesões que afetam a locomoção.
Assim, toda vez que alguém sofre um acidente de carro, queda, pancada na cabeça ou acidente de trabalho, por exemplo, é o médico traumatologista que cuidará dela.
Para a legislação brasileira, traumatologia e ortopedia são especialidades unificadas. Por este motivo, geralmente os setores do hospital que tratam desta área são os mesmos, assim como em clínicas médicas especializadas.
As lesões mais frequentes tratadas pela Traumatologia são: acidentes de trabalho, lesões ocorridas durante a prática de esportes, acidentes de carro ou outros meios de transporte, qualquer choque com violência física que atinja o corpo, quedas e outros choques mecânicos e acidentes domésticos.
Além disso, é comum que o médico traumatologista trate de lesões congênitas (aquelas que a pessoa já tem desde o nascimento). Em suma: toda lesão que afete a locomoção do indivíduo é tratada pelo Traumatologista.